Coordenadores

Vitor-Geraldi-HaaseVitor Geraldi Haase
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de produtividade do CNPq 1D. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG). Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento visoespacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista.

Maycoln-TeodoroMaycoln Teodoro
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) com estágio pós-doutoral na UFRGS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG (2012-2014), vice-chefe do Departamento de Psicologia da UFMG (2014-2015), membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2011-2013) e membro da Comissão de Políticas Científicas da Anpepp (2011-2012; 2013-2014). Editor da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (2013-), Contextos Clínicos (2007 a 2010) e editor associado da Psicologia: Reflexão e Crítica (2013-2015). Desenvolve pesquisas envolvendo a Terapia Cognitivo-Comportamental, vulnerabilidade cognitiva para a depressão, e construção e adaptação de instrumentos psicológicos.

Antonio-JaegerAntônio Jaeger
É psicólogo, doutor em psicologia pela UFRGS, com pós-doutorado pela Washington University in St Louis, USP e PUCRS, professor adjunto do departamento de psicologia da UFMG, professor do pós-graduação em neurociências e do pós-graduação em psicologia da UFMG. Coordenador do Curso de Especialização em Neurociências da UFMG. Tem interesse em processos básicos de aprendizado e memória sob uma perspectiva teórica da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Professores

Classificação Internacional de Funcionalidade

Peterson-Marco-de-Oliveira-AndradePeterson Marco de Oliveira Andrade
Possui Graduação em Fisioterapia, Especialização em Fisioterapia Neurofuncional (UFMG, 2003), Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina (UFMG, 2008) e Doutorado em Neurociências (UFMG, 2012). Possui como linhas de pesquisa: 1) estudo da funcionalidade humana, 2) acessibilidade, 3) saúde das pessoas com deficiências e 4) avaliação da educação superior. Foi Chefe do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus de Governador Valadares. Atualmente é Diretor do Campus de Governador Valadares da UFJF e Membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-4.

Treinamento de pais

Maria-Isabel-dos-Santos-PinheiroMaria Isabel dos Santos Pinheiro
Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente – Faculdade de Medicina – UFMG (2015). Colaboradora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – FAFICH – UFMG. Atua na área clínica e tem interesse nos seguintes temas: treinamento de pais, problemas de comportamento na infância, habilidades sociais e autismo.

Larissa de Souza Salvador
Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Neurociências da UFMG e Mestre pelo PPG-Neurociências. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Colaboradora da equipe do Ambulatório de Pesquisa sobre a Neuropsicologia das Dificuldades Matemáticas e Síndromes Genéticas (LND-UFMG). Integrante do grupo de pesquisa sobre Treinamento de Pais (LND-UFMG). Tem interesses em neuropsicologia do desenvolvimento, genética e terapia cognitivo-comportamental.

Flávia Neves Alflavia okmeida
Mestre pelo programa Ciências da Saúde: saúde da criança e do adolescente, pela Faculdade de Medicina/UFMG (2013/2015). Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Integrante do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG). Membro do grupo de pesquisa LINEU (Laboratório Integrados de Neuropsicologia – UFMG/UFRB/UFRJ/USP). Atua em pesquisas na área de Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem interesses em neuropsicologia infantil, neurociências, síndromes genéticas, transtorno de aprendizagem, treinamento de pais e terapia cognitiva.

Neuropsicologia

Fernanda-de-Oliveira-FerreiraFernanda de Oliveira Ferreira
É doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Básicas da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares – das disciplinas de Bioestatística e Psicologia da Saúde. Coordena pesquisas na área de neuropsicologia e funcionalidade das pessoas com deficiências.

Patricia-Martins-de-FreitasPatrícia Martins de Freitas
Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 2009. Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 2004 e graduação em Psicologia pela mesma instituição em 2003. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Cognição matemática, Desempenho escolar, Transtornos do Desenvolvimento e da aprendizagem. Coordenadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência (NEURÔNIA). Experiência em neuropsicologia, transtornos do desenvolvimento, psicometria, adaptação psicossocial, avaliação e reabilitação neuropsicológica pediátrica e paralisia cerebral.

Genética

PabloPablo Fonseca
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista de iniciação cientifica na modalidade ITI – A pelo Laboratório de Genética Humana e Médica no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2009-2011). Neste período atuou principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de marcadores moleculares e estudos de associação genética com traços da produção leiteira em raças zebuínas. Foi bolsista PROGRAD no programa de Imersão à Docência no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) no período de março a dezembro de 2012. Foi mestrando do programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2014) desenvolvendo pesquisas no campo de diversidade genética de bovinos da raça Guzerá e problemas reprodutivos na raça Gir-leiteiro. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFMG desenvolvendo estudos buscando encontrar variantes causais para os fenótipos de Hipoplasia Gonadal e anormalidades espermáticas através de NGS. Possui experiência em análise de dados de genotipagem de alta densidade, sequenciamento de nova geração e estudos de associação em escala genômica (GWAS).

Fernanda-Caroline-dos-SantosFernanda Caroline dos Santos
Possui Mestrado em Genética com ênfase em Genômica e Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Genética na modalidade Doutoranda (Bolsista Capes), atuando principalmente nos temas: Bases genético-moleculares da dificuldade de aprendizagem na matemática; e deficiência intelectual ocasionada por microdeleções e microduplicações.

Izinara-Rosse-CruzIzinara Rosse Cruz
Graduada em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade de Itaúna (2008). Mestre em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração: Genética Molecular, de Microorganismos e Biotecnologia, 2011). Doutora em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (área de concentração: Genômica e Bioinformática). Atualmente é pós-doutora na UFMG. Atua na instituição em estudos relacionados a marcadores moleculares, melhoramento e diversidade genética e problemas reprodutivos em bovinos leiteiros. Integrante da equipe de sequenciamento do genoma de raças zebuínas de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, Biologia Molecular e Bioinformática.