montes claros

PCND capacita cerca de 25 profissionais da Rede das Apaes, em Montes Claros

O Programa de Capacitação em Neuropsicologia do Desenvolvimento (PCND) desembarcou em Montes Claros para mais uma aula presencial. O curso, promovido pela Apae de Belo Horizonte (Apae-BH) e Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aconteceu na última sexta-feira (11) e sábado (12), no polo de Montes Claros.

No encontro, os professores detalharam os métodos de ensino de cada disciplina e responderam dúvidas dos alunos. Ao todo, foram quatro aulas realizadas, que tiveram a participação de 25 profissionais da Rede, de 10 Apaes do Estado.

O curso, que tem duração total de dois anos, é realizado a distância com apenas uma aula presencial, o que torna os encontros ainda mais importantes. “A ideia principal das aulas presenciais é difundir o conhecimento para profissionais que se formaram há algum tempo. O Programa capacita quem está na prática, fazendo com que haja mais engajamento no trabalho dos profissionais”, ressaltou Patrícia Martins de Freitas, professora de Neuropsicologia do Desenvolvimento.

Para Pablo Fonseca, professor de Genética do Comportamento, a disciplina contribui para que os profissionais entendam como os comportamentos genéticos atuam na Pessoa com Deficiência. “É um tema que os profissionais das Apaes ainda não têm muito contato. Justamente por isso, é importante fazer com que eles compreendam a Genética do Comportamento, pois ela é a base biológica de todo o sistema estudado no Programa”.

Já a professora Maria Isabel dos Santos Pinheiro falou sobre a importância do diagnóstico e a intervenção familiar pelos profissionais. “Em geral, os alunos das Apaes são muito dependentes. Se essa dependência estiver associada à superproteção, o desenvolvimento da criança pode ficar comprometido. É por isso que o método do Treinamento de Pais ou Responsáveis é importante, pois são eles os que têm mais contato com a pessoa com deficiência”, explicou.

O PCND continua viajando por Minas Gerais. Na próxima semana, será a vez de Teófilo Otoni receber os professores, nos dias 18 e 19 de março. O Programa tem o apoio do PRONAS/PCD, do Ministério da Saúde, e contou com o patrocínio das empresas UEG Araucária Ltda, Alta Genectis do Brasil Ltda, Riachuelo, CEMIG, AMBEV e Localiza.

Leave a reply