foto turma juiz

Juiz de Fora recebe aula presencial do PCND

DSC01571Nos últimos dias 20 e 21 de maio, foi a vez da cidade de Juiz de Fora receber a aula presencial do Programa de Capacitação em Neuropsicologia do Desenvolvimento (PCND). O curso é promovido pela Apae de Belo Horizonte (Apae-BH) e pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e contou com a presença do Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa.

Mais de 45 profissionais de 35 Apaes do estado e 6 Conselhos Regionais marcaram presença nas aulas sobre Aspectos Biopsicossociais da Saúde (CIF), Neuropsicologia do Desenvolvimento, Genética do Comportamento, e Diagnóstico e Intervenção com Famílias (Treinamento de Pais).

Os professores que ministraram as aulas no encontro em Juiz de Fora foram a pós-doutora em Genética, Izinara Rosse; Peterson Andrade, doutor em Neurociências; Larissa Salvador, doutoranda em Neurociências pela UFMG; e Mariuche Gomides, também doutoranda em Neurociências pela UFMG.

Os alunos demonstraram muito interesse durante os dois dias de evento. Pollyane Andrade, da Apae de Muriaé, acredita que o encontro presencial do PCND é uma grande oportunidade para ampliar seus conhecimentos e de “(…) oferecer uma qualidade melhor no atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, articulando teoria e prática a partir das aulas de uma instituição de referência como a UFMG”.DSC01648

Para Iara Silva, da Apae de Visconde do Rio Branco, “o curso está possibilitando a aquisição de novos conceitos que vão mudar a visão de trabalho nas Apaes.”. Maria Emília Martins, da Apae de Carangola, também se mostrou bem satisfeita em relação ao PCND e ao encontro presencial. “Acho que essa qualificação e a busca pela reorganização dos conceitos estão sendo extremamente importantes. É hora de a gente buscar novos espaços e caminhos, mas com fundamentação teórica”, disse.

O último encontro presencial do PCND está marcado para os dias 17 e 18 de junho, e acontecerá na cidade de Poços de Caldas.

Leave a reply