img-2016-rdf-01

Belo Horizonte recebe encontro das disciplinas práticas do PCND

Na última sexta-feira, 12 de agosto, a capital mineira foi o palco das aulas práticas e presenciais do Programa de Capacitação em Neuropsicologia do Desenvolvimento (PCND). O curso é promovido pela Apae de Belo Horizonte (Apae-BH) e Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

img-2016-rdf-02Cerca de 130 pessoas, de mais de 80 Apaes do estado, participaram do evento que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento e serviços dos profissionais das Apaes mineiras junto às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Durante o encontro, foram abordados os temas Diagnóstico e Intervenção com Famílias (Treinamento de Pais) e Aspectos Biopsicossociais da Saúde.

Os ministrantes das aulas foram o doutor em Neurociências, Peterson Andrade; Maria Isabel Pinheiro, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFMG; Vitor Haase, professor titular do Departamento de Psicologia e Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG; Larissa Salvador, doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Neurociências da UFMG; e Flávia Almeida, Mestre pelo programa Ciências da Saúde: saúde da criança e do adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Para Francini Gonçalves, da Apae de Três Pontas, a importância do PCND está em vencer paradigmas na entidade. “Eu espero poder levar para os meus colegas de trabalho uma nova visão, para instrumentalizar a avaliação multidimensional na Apae”, disse. O psicólogo Deivid Mendes, da Apae de Sete Lagoas, assistiu às aulas práticas de Treinamento de Pais e também se mostrou satisfeito. “A gente vê que a intervenção intensiva é a melhor forma de atingir resultados positivos, e os pais precisam muito estar inseridos no processo de reabilitação dos nossos usuários”, garante.

img-2016-rdf-03O encontro aconteceu ao longo do dia no Hotel Dayrell, e também contou com a presença do Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, e da Superintendente da Apae de Belo Horizonte, Darci Fioravante. O PCND tem o apoio do PRONAS/PCD, do Ministério da Saúde, e contou com o patrocínio das empresas UEG Araucária Ltda, Alta Genectis do Brasil Ltda, Riachuelo, CEMIG, AMBEV e Localiza.

Leave a reply