pcnd-bh-280

1º encontro presencial do Curso de Neuropsicologia do Desenvolvimento

A Apae de Belo Horizonte, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais receberam no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte, nos dias 19 e 20 de fevereiro, 103 profissionais de 51 Apaes do nosso estado, para o início do Programa de Capacitação em Neuropsicologia do Desenvolvimento, voltado para a Rede Mineira das Apaes.

A realização desse curso é um marco na história das Apaes e contribui de forma considerável para a formação continuada e o aperfeiçoamento da Rede Mineira das Apaes, que prima pela excelência no trabalho, promovendo ações com vistas ao desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Durante dois anos, cerca de 500 profissionais das Apaes de Minas Gerais serão capacitados na área da Neuropsicologia do Desenvolvimento, com ênfase na utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) e no treinamento comportamental de pais (TP), no contexto de indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento.

O Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Dr. Eduardo Barbosa, e a Presidente da Apae de Belo Horizonte, Sra. Judith Maria de Magalhães Monteiro, estiveram presentes ao primeiro encontro do curso.

As aulas do dia 19 de fevereiro foram ministradas pelos professores Dr. Vitor Haase, professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre Neuropsicologia do Desenvolvimento, e pela professora Fernanda Caroline dos Santos, mestre em Genética, com ênfase em Genômica e Bioinformática pela UFMG, com a aula de Genética. Já as aulas ministradas no dia 20 de fevereiro foram dos professores Dr. Peterson Marco de Oliveira Andrade, graduado em Fisioterapia, especializado em Fisioterapia Neurofuncional pela UFMG, mestrado em Ciências da Saúde e doutorado em Neurociências, explanando sobre a CIF (Classificação Estatística Internacional das Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), e a professora Dra. Maria Isabel dos Santos Pinheiro, psicóloga, psicopedagoga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG, que falou sobre Diagnóstico e intervenções com as famílias – Treinamento de Pais.

É importante ressaltar que esse é um curso inovador e só foi possível graças ao apoio das empresas UEG, Alta Genectis, Riachuelo, Cemig, Ambev e Localiza, que apoiaram o projeto aprovado pelo PRONAS/PCD.

Leave a reply